STANLEY KUBRICK: CINCO FILMES PARA CONHECER O DIRETOR

O diretor norte-americano Stanley Kubrick nasceu na Ilha de Manhattan, em Nova Iorque, no dia 26 de julho de 1928, e faleceu em 1999, em Saint Albans, na Inglaterra. Dono de uma filmografia pequena, com apenas treze filmes, realizados entre 1953 e 1999, Kubrick tornou-se um dos diretores mais cultuados e influentes da sétima arte, citado como um dos diretores preferidos da maioria dos diretores atuais. Seus filmes transitam, com profundidade, por diversos gêneros, como o suspense policial, drama de guerra, comédia, ficções científicas, dramas históricos e terror. Seus filmes são marcados pelo realismo, o humor sombrio, os grandes cenários e a música expressiva. Era um perfeccionista, que mantinha o controle sobre a maioria das fases da produção de seus filmes. Aqui apresento cinco de suas treze obras, mas recomendo uma maratona completa com todos os seus filmes.


1 – Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned To Stop Worrying And Love The Bomb, 1964)

Com roteiro baseado no romance “Red Alert”, de Peter George, é uma comédia de humor negro, feito em plena Guerra Fria. O general Rupper, interpretado por Sterling Hayden, enlouquece e arma um plano para iniciar uma guerra nuclear, enquanto autoridades dos Estados Unidos e da União Soviética tentam impedir que o avião que carrega a bomba chegue até à Rússia. Um dos grandes destaques do filme é o ator inglês Peter Sellers, que interpreta três papéis: Lionel Mandrake, o presidente Merkin Muffley e o doutor Strangelove, um nazista disfarçado. Um incrível elenco e cenas memoráveis, como o cowboy montado na bomba. O filme foi indicado a quatro prêmios Oscar (filme, diretor, roteiro adaptado e ator, Peter Sellers) não ganhou nenhum, mas recebeu quatro prêmios BAFTA (da academia britânica) e Stanley Kubrick ganhou prêmio dos críticos de Nova Iorque.

Assista um trecho do filme


2 – 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odissey, 1968)

Coescrito por Kubrick e Arthur C. Clarke, baseado no conto “The Sentinel”, de Clarke, o filme mudou os rumos da ficção científica no cinema, principalmente esteticamente. 2001 começa na aurora humana, com hominídeos que encontram um estranho monolito. No futuro, em 2001, um monolito igual é encontrado na Lua e uma nave parte da Terra em direção a Júpiter, onde provavelmente se encontra um outro monolito. Na nave, o computador Hal 9000 se rebela contra a população. O filme foi inovador no realismo científico e tecnológico e nas discussões existencialistas e sobre inteligência artificial. Um dos maiores clássicos do cinema.

Assista um trecho do filme


WILLIAM SHAKESPEARE: CINCO LIVROS PARA CONHECER O MAIOR ESCRITOR INGLÊS.

m especulações sobre sua identidade e autoria de sua obra. Uma teoria diz que Francis Bacon seria autor de parte de sua obra, ou toda ela, ou que ele, na verdade, era a Rainha Isabel disfarçada, ou que William Shakespeare seria o pseudônimo do poeta e dramaturgo Christopher Marlowe.

GEORGE ORWELL: 1984 – LIVRO COMENTADO

O romance “1984” se passa na Pista de Pouso Número 1, uma província do Superestado da Oceania, que engloba as atuais Grã Bretanha, todo o continente americano, de norte a sul, a África subsaariana e a Antártida (os outros dois supercontinentes são a Eurásia e a Lestásia). Nesse mundo distópico, os supercontinentes estão em guerra perpétua.

ALFRED HITCHCOCK: CINCO FILMES PARA CONHECER O DIRETOR

Ele dirigiu cinquenta e três filmes, entre 1922 e 1976, e inovou o cinema em vários aspectos, como no posicionamento e movimento da câmera, na associação do som e imagem para criar suspense na cena, nas elaboradas edições e no fato de sempre aparecer rapidamente em seus filmes.



Veja algumas fotos do diretor


3 – Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)

Baseado no romance homônimo de Anthony Burgess e segunda ficção científica dirigida por Stanley Kubrick. O filme se passa em uma Grã Bretanha distópica do futuro indeterminado, onde Alex, magistralmente interpretado por Malcolm McDowell, e sua gangue de delinquentes, os drugues, se divertem invadindo casas, espancando e estuprando os moradores. Eles chamam esses atos de ultraviolência, que continuam até Alex ser capturado pelo governo e passar por um processo de reabilitação, por uma técnica de condicionamento psicológico. Uma grande sátira social. O filme foi aclamado pela crítica e fez um grande sucesso nas bilheterias. Indicado a quatro prêmios Oscar (filme, diretor, roteiro adaptado e edição), não venceu, mas ganhou dois prêmios dos críticos de Nova Iorque, melhor filme e diretor.

Assista um trecho do filme


4 – Barry Lyndon (1975)

Baseado no romance “As Memórias de Barry Lyndon”, de William Makepeace Thackeray, é um filme menos conhecido de Kubrick, mas uma de suas obras mais perfeitas. O filme é focado nas aventuras de Barry Lyndon, um irlandês que, depois de matar um homem em um duelo, foge para Dublin, se alista no exército britânico, vira espião na Prússia e volta para a Grã Bretanha como aristocrata, onde entrar em decadência. O filme não fez sucesso de público e recebeu críticas variadas na época do lançamento, mas com o passar dos anos, foi reconhecido como uma das obras-primas do diretor, principalmente por sua beleza visual e a reconstituição de época. Todo o filme foi iluminado com luz natural e luz de velas, para conseguir o realismo da época em que acontece a estória, meados do século 18. Para isso, Kubrick usou lentes desenvolvidas pela NASA, para o Projeto Apollo. O filme concorreu a sete categorias do Oscar e ganhou quatro: direção de arte, figurino, fotografia e roteiro adaptado.

Assista um trecho do filme


5 – O Iluminado (The Shining, 1980)

Baseado no romance homônimo de Stephen King, é o único filme de terror de Kubrick. Jack Torrance, uma icônica interpretação de Jack Nicholson, um aspirante a escritor e alcoólatra, aceita um emprego que consiste em cuidar de um enorme hotel no inverno, fora da temporada. O lugar, assombrado, leva Torrence à loucura, ameaçando sua esposa e o filho com habilidades psíquicas, o shining do título original. Outro filme de Kubrick que recebeu críticas pouco favoráveis na época, mas que se tornou um clássico com o passar do tempo. A cena do elevador tornou-se uma das mais famosas dos filmes de terror.

Assista um trecho do filme


EDDIE VAN HALEN: CINCO DISCOS PARA CONHECER SEU TALENTO NA GUITARRA

Fomos recentemente informados da morte do guitarrista Eddie Van Halen, um dos mais influentes de todos os tempos, que revolucionou a forma de tocar guitarra, acelerou os acordes do rock e até ajudou a aprimorar o instrumento. Edward Lodewijk Van Halen e seu irmão Alex nasceram na Holanda, filhos de um músico de jazz local … Continuar lendo EDDIE VAN HALEN: CINCO DISCOS PARA CONHECER SEU TALENTO NA GUITARRA


Anúncios
Anúncios
Anúncios

Conheça o POTCAST – O Podcast da Maconharia420

#10 | A Democracia Corinthiana PotCast – Podcast da Maconharia420

Na década de 80, os jogadores do #Corinthians junto com todos os funcionários do clube instauraram a "#Democracia #Corinthiana", onde todos os funcionários do clube tinham voz ativa e podiam #votar para diversas coisas, como escolha do técnico, contratação de #jogadores ou até mesmo poder tomar uma cervejinha no almoço e não fazer #concentração antes dos jogos. No entanto, o espírito democrático do clube é originário de sua fundação em 1910, onde o #clube foi formado por #operários de São Paulo em uma época onde o #futebol era um esporte das elites e parcelas mais pobres da população não eram bem vistas no #esporte. Aperta um, aperta o play e passa a bola! Bom POTCAST à todxs. SALVE O CORINTHIANS! — Support this podcast: https://anchor.fm/potcast-maconharia420/support
  1. #10 | A Democracia Corinthiana
  2. #9 | Maconha medicinal com o médico Dr. Pedro Melo
  3. #8 | História – Origem dos mitos, crenças e ateísmo. Da pré-história ao Iluminismo [ Pt -02 ]

Se inscreva abaixo e receba as novidades da Maconharia420 por e-mail!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s