ALFRED HITCHCOCK: CINCO FILMES PARA CONHECER O DIRETOR


O diretor e produtor Alfred Joseph Hitchcock, nascido, em Londres, no dia 13 de agosto de 1899, ficou conhecido como o “Mestre do Suspense”, tornou-se um dos mais influentes diretores da história do cinema e é considerado o maior diretor britânico. Ele dirigiu cinquenta e três filmes, entre 1922 e 1976, e inovou o cinema em vários aspectos, como no posicionamento e movimento da câmera, na associação do som e imagem para criar suspense na cena, nas elaboradas edições e no fato de sempre aparecer rapidamente em seus filmes. Hitchcock também foi o primeiro grande diretor a utilizar a TV com grande sucesso, com a série “Alfred Hitchcock Presents”, apresentado e produzido por ele, entre 1955 e 1965, para a emissora CBS. Ele começou sua carreira em seu país natal, depois mudou-se para os Estados Unidos, país onde faleceu no dia 29 de abril de 1980, na cidade de Los Angeles. A lista é curta para apresentar todas as suas obras-primas, mas é um ótimo começo para quem não conhece a obra do autor.


Doação única pelo PicPay

Faça uma doação única para a Maconharia420 e vamos crescer!
Nos procure no PICPAY!

Doação única pelo PayPal

Faça uma doação para a Maconharia420

Faça uma colaboração mensal

Assine um plano mensal da Maconharia420 e nos ajude a crescer!
Nos procure no PICPAY!


1 – Festim Diabólico (Rope, 1948)

O quadragésimo filme de Hitchcock e seu décimo-terceiro filme norte-americano, além de ser o primeiro de sua produtora Transatlantic Pictures, em sociedade com Sidney Bernstein. Baseado na peça homônima de Patrick Hamilton, de 1929, conta uma estória simples: dois jovens, interpretados por John Dall e Farley Granger, matam um terceiro, o escondem em seu apartamento e organizam um jantar. Entre os convidados está um ex-professor dos dois, feito pelo grande ator James Stewart, que de certa forma inspirou o crime. Hitchcock usa os espectadores como cúmplices, em um dos mais experimentais filmes do diretor, que grava tudo de forma contínua, usando apenas dez tomadas (o comprimento do rolo de filme), portanto apenas dez cortes, em apenas um cenário.

Veja fotos do filme


2 – Janela Indiscreta (Rear Window, 1954)

Um fotógrafo, novamente o ator James Stewart, um dos preferidos do diretor, quebra a perna e é obrigado a ficar em seu apartamento, de onde passa a observar, com sua câmera, os vizinhos do prédio da frente, até que testemunha um suposto crime. Um dos melhores filmes de Hitchcock, uma obra-prima, com cenário reduzido, um elenco de primeira, que reúne ainda a futura princesa de Mônaco, Grace Kelly, além de Thelma Ritter e Wendell Corey, entre outros. O filme concorreu a quatro categorias do Oscar (diretor, roteiro adaptado, fotografia colorida e som), não ganhou nenhum, mas Grace Kelly recebeu dois prêmios dos críticos de Nova Iorque. O roteiro foi baseado no conto “It Had To Be Murder”, escrito por Cornell Woolrich, em 1927.

Veja fotos do filme


CHICO BUARQUE: DISCOS FUNDAMENTAIS – CONSTRUÇÃO (1972)

“Construção” foi seu sétimo disco, contando seus dois discos italianos. Lançado pelo selo Philips (desde 1999 faz parte do catálogo da Universal Music) e produzido por Roberto Menescal, o disco foi um grande sucesso e chegou a vender 10 mil cópias por dia, o que obrigou a Philips a contratar duas outras gravados para prensar mais discos.

GEORGE ORWELL: 1984 – LIVRO COMENTADO

O romance “1984” se passa na Pista de Pouso Número 1, uma província do Superestado da Oceania, que engloba as atuais Grã Bretanha, todo o continente americano, de norte a sul, a África subsaariana e a Antártida (os outros dois supercontinentes são a Eurásia e a Lestásia). Nesse mundo distópico, os supercontinentes estão em guerra perpétua.

LED ZEPPELIN: CINCO DISCOS PARA CONHECER A BANDA

Fundada, em 1968, pelo vocalista Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page, o baixista e tecladista John Paul Jones, e o baterista John Bonham, o Led Zeppelin é considerado um dos três grupos (com o Black Sabbath e o Deep Purple) responsável pelo surgimento e consolidação do gênero heavy metal, e, também, é considerada uma das melhores bandas de rock de todos os tempos.


Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

3 – Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958)

Novamente estrelado por James Stewart, que dessa vez interpreta um ex-policial, aposentado depois de um incidente que o levou a desenvolver acrofobia (medo extremo de altura) e vertigem (uma falsa sensação de movimento de rotação), que se tornam fundamentais na trama. Ele é contratado para seguir a esposa de um conhecido, interpretada pela linda Kim Novak, que guarda um grande mistério. Foi o primeiro filme a utilizar o Zoom Dolby, um efeito de câmera que distorce a perspectiva para criar desorientação. O roteiro adapta o romance francês “D’entre les Montes”, de Pierre Boilau e Thomas Narcejac. Foi indicado no Oscar nas categorias de melhor som e melhor direção de arte, não ganhou, mas Alfred Hitchcock e James Stewart foram premiados no Festival de San Sebastian, na Espanha, como melhor diretor e melhor ator. Outra obra-prima do mestre do suspense.

Veja fotos do filme


Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

4 – Intriga Internacional (North By Northwest, 1959)

Um tema recorrente de Hitchcock, um inocente confundido com um agente secreto é perseguido pelos Estados Unidos, por agentes de uma organização que tentam contrabandear microfilmes com segredos do governo para fora do país. Outro dos filmes de Hitchcock sempre citado entre os maiores de todos os tempos. Algumas das cenas mais famosas do diretor, como o protagonista sendo perseguido em um milharal, por um avião, e a perseguição no Monte Rushmore, sobre as cabeças esculpidas dos presidentes dos Estados Unidos. Indicado a três categorias do Oscar (som, montagem e direção de arte).

Veja fotos do filme


ALFRED HITCHCOCK: CINCO FILMES PARA CONHECER O DIRETOR

Ele dirigiu cinquenta e três filmes, entre 1922 e 1976, e inovou o cinema em vários aspectos, como no posicionamento e movimento da câmera, na associação do som e imagem para criar suspense na cena, nas elaboradas edições e no fato de sempre aparecer rapidamente em seus filmes.

DEEP PURPLE – CINCO DISCOS PARA CONHECER A BANDA

Uma das maiores bandas da história do rock, com mais de 100 milhões de discos vendidos, o Deep Purple foi fundado em 1968, na cidade de Hertford, na Inglaterra, pelo tecladista John Lord, o guitarrista Ritchie Blackmore, o baterista Ian Paice, o vocalista Rod Evans e o baixista Nick Simper.

AS ORIGENS DO ATEÍSMO – 2ª PARTE

A descrença e o desinteresse pelos dogmas cristãos eram grandes, não diferia muito do tempo romano. Abundam superstições, curandeirismo, crença em objetos que “pertenceram” aos santos. Na Inglaterra, por exemplo, ainda existem pessoas que cultuam o Sol ou a Lua. Grutas, fontes e árvores ainda são objetos de culto em alguns lugares da Itália, da Espanha e da Bretanha.



5 – Psicose (1960)

Baseado no romance homônimo de Robert Broch, Hitchcock pagou onze mil dólares pelos direitos do livro, depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado, para que ninguém soubesse o final. Foi seu maior sucesso de bilheteria e hoje é seu filme mais conhecido. O enredo começa com a chegada de uma mulher, interpretada por Janet Leigh, em um hotel de beira de estrada, onde é atendida por Norman Bates, magnificamente interpretado por Anthony Perkin, que guarda um grande mistério. Feito em preto-e-branco, com a mesma equipe que trabalhava com ele na TV, para economizar, criou uma de suas obras mais intrigantes e influentes. A cena do chuveiro é uma das mais famosas e homenageadas do cinema. O filme concorreu ao Oscar nas categorias de melhor diretor, fotografia, direção de arte e atriz coadjuvante, Janet leigh, que ganhou o Globo de Ouro, dos críticos nova-iorquinos, nessa categoria.

Veja fotos do filme


Gostou do conteúdo?

Se inscreve ali embaixo e receba as novidades da Maconharia420 no seu e-mail!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Conheça o Potcast – O Podcast da Maconharia420

#9 | Maconha medicinal com o médico Dr. Pedro Melo PotCast – Podcast da Maconharia420

Bom dia, tomorrow people!  Nesse episódio conversei com o #médico Dr. Pedro Melo, prescritor de #cannabis #medicinal, fundador e sócio da clínica CBDoctors.  Conversamos sobre como a #maconha age no sistema #endocanabinóide, seus usos medicinais, desde #ansiedade à #câncer. Mulheres #grávidas podem usar cannabis? Como pacientes com #Alzheimer podem se beneficiar e ter uma melhora incrível com o uso de cannabis medicinal. Maconha mata #neurônio? Descubra o motivo disso ser um #mito.  Doenças que sempre foram associadas ao uso da cannabis, hoje já se tem conhecimento que o uso da planta pode, ao contrário do que diz a  crença popular, tratar tais #doenças, como #depressão, #psicoses, como #esquizofrenia e outros distúrbios mentais. Tem algum problema que se encaixa no tratamento com cannabis medicinal? O Dr. Pedro explica os procedimentos burocráticos para e ter acesso à medicação. É mais fácil do que parece! Descubra tudo isso e muito mais apertando um e apertando o play! Bom Potcast à todxs! — Support this podcast: https://anchor.fm/potcast-maconharia420/support
  1. #9 | Maconha medicinal com o médico Dr. Pedro Melo
  2. #8 | História – Origem dos mitos, crenças e ateísmo. Da pré-história ao Iluminismo [ Pt -02 ]

Doação única pelo PicPay

Faça uma doação única para a Maconharia420 e vamos crescer!
Nos procure no PICPAY!

Doação única pelo PayPal

Faça uma doação para a Maconharia420

Faça uma colaboração mensal

Assine um plano mensal da Maconharia420 e nos ajude a crescer!
Nos procure no PICPAY!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s